05/06/2008

Softwares Gráficos Online

A era do software rodando em servidores realmente começa a se concretizar. Obviamente aplicações tradicionais como softwares profissionais ainda serão instalados no próprio computador.

Não bastasse o Google lançar o Google Docs, a Adobe também lançou o PhotoShop Express que permite uma edição mais simples porém satisfatória. Obviamente não podemos trabalhar com um arquivo em alta resolução de 100 megas para dar a saída em um fotolito por exemplo, mas um usuário comum que precisa apenas cortar e aplicar alguns efeitos mais simples numa foto para um álbum de família, encontra uma solução extremamente eficiente. A única coisa ruim é que você só pode trabalhar as fotos separadamente, não pode por exemplo arrastar várias imagens para um arquivo e criar uma composição.











Mas o que é mais interessante é como essa solução têm trazido concorrência a um setor quase monopolizado, que é a edição de imagens. O PhotoShop Express é apenas a reprodução do software que roda nos computadores comuns e ainda por cima sem a capacidade de ilustração. Não se pode desenhar um círculo que seja com a Marque Tool e aplicar um mísero preenchimento. Para quem não têm familiriadade com o PhotoShop, o programa parece complicado.

Ainda bem que alguém lá na Turquia percebeu isso e lançou uma solução mais adequada, o BeFunky, que permite aplicar rapidamente efeitos e brincar com imagens sem a necessidade da familiariedade com a interface gráfica de programa algum.











Só falta agora algo como um software vetorial como Illustrator e um de edição de vídeo como Avid ou Premiere. Mas se tratando de web 2.0, o céu é o limite.

Nenhum comentário: