06/06/2008

A Regra de Ouro

Não é coisa do Código Da Vinci e daquele escritor "maluco" Dan Brown que está cheio da grana agora. A regra de ouro é velha conhecida daqueles que trabalham com arte.



O mais interessante é que parece que muitos artistas, principalmente os autodidatas nasceram sabendo esta regra. A divisão proporcional, o peso de uma imagem, contraste, perspectiva. Tudo engloba a proporção áurea de alguma forma. A aplicação dessa regra na área visual chama-se Gestalt.

Esse conhecimento de como realizar belos trabalhos apenas usando umas poucas regras teria sido mantido em segredo pela maçonaria para que apenas seus membros pudessem realizar belas obras e assim serem louvados, aumentando o misticismo em torno de suas capacidades intelectuais, fazendo com que povos ignorantes temessem ou admirassem os maçons.
O símbolo maçom mais conhecido é o esquadro com o compasso. Ferramentas usadas por arquitetos e engenheiros. Outros são a estrela de cinco pontas e as colunas. Ambos vistos no vídeo do Pato Donald!

A civilização grega, berço da cultura ocidental já construia suas colunas, templos e monumentos baseados nesse conhecimento. Nessa pérola resgatada no Youtube há um documentário da TV Cultura que mostra exatamente isso.





As grandes obras, as grandes frases, as grandes idéias e principalmente os grandes homens estão calcados em princípios simples e verdadeiros.

Nenhum comentário: