04/08/2008

Sistemas de Navegação "Touchscreen"

Não sabe o que é touchscreen?

Isso é Touchscreen! Fiquei quase uma tarde na AppleStore na FNAC do BarraShopping fuxicando o iPhone sob os olhos de "-Ou compra vai embora seu chato!" da vendedora. Tudo bem que era o antigo, mas o que mais me interessava era o sistema de navegação.

Ele subverte toda a arquitetura da informação como a conhecemos. Os elementos comuns como textos, imagens e boxes podem ser redimensionados do jeito que quisermos. Podemos girar, arrastar e até dar um tapa na tela para ver o "susto" que o elemento toma. O que fazer agora já que a barra de navegação desaparece?

A navegação pode se extender horizontalmente ou verticalmente. Ampliar e mostrar conteúdo hiper-reduzido e então ampliá-lo. Alterar propriedades de cor, luminância, forma e até se transformar em outros elementos.

Num contexto deste, é impossível imaginar que rumo isto vai tomar, aliás pode tomar milhares como é característico da internet.

Tudo muito bonito, tudo muito muderno. Mas e agora para usar o Photoshop? E o esforço braçal? Será que vou terminar o dia feito o Chaplin de tanto apertar os parafusos? Vou sair querendo recortar e colorir tudo que vir pela frente?

Seria maravilhoso se o mundo real tivesse estes comandos. Assim que eu visse um acidente por exemplo, poderia clicar CTRL+Z e evitar que o pior ocorresse. Selecionar algumas pessoas e apertar Mudo, ou quem sabe Delete? Colocar a mao na minha carteira, segurar uma nota e ir clicando infinitamente "Duplicar Elemento".



Pena que não é assim. A tecnologia ja está disponível para PC´s, pena que infelizmente ainda não foi comercializada de forma que seja consumida em massa, mas uns doidos do TechCrunch lançaram o desafio de fazer a parada custar até 200 dólares e foi um dos artigos mais comentados da história do site. O que isto pode render de agora em diante é algo que só o tempo dirá!

Nenhum comentário: