26/02/2009

A Despedida de um Camarada

Hoje era pra ser um dia pra se colocar a cabeça no lugar e voltar a vida normal, depois de toda a loucura de Carnaval. Aquele que fora o carnaval em que eu mais havia curtido, acabara terminando de uma forma abrupta.

Ligo a TV hoje de manhã e fico sabendo de mais uma morte no inferno que é a Linha Amarela. Uma via cercada de favelas com um grupo rival de cada lado. Quem passa ali a noite é porque realmente precisa. Ainda bem essa via não faz parte do meu trajeto diário.

Mais duas vítimas. Um homem a noite e um PM de manhã, ambos em tentativa de assalto.
Só que o primeiro era um amigo. Acabei entendendo o que é o choque de ver uma pessoa conhecida sendo morta de uma forma tão estúpida.

Conheci o André no meu primeiro estágio no Jornal O Dia. Era capaz de montar e desmontar uma câmera e todas as suas lentes de olhos fechados em poucos segundos. Ele dizia que não tirava fotos, registrava impressões. E é esse mesmo o trabalho dos grandes fotografos. Captar a alma da fotografia, seu verdadeiro sentido. Era capaz de tirar fotos em qualquer lugar e passar desapercebido. Parecia uma sombra

Ele tinha a marca daquelas pessoas que vieram ao mundo com o intuito de fazer a diferença e realmente fez. Eu não quero falar muito, estou triste, revoltado, me sentindo impotente.
Sempre fui contra a pena de morte, mas determinadas situações como essa me fazem ter vontade de que pessoas como as que fizeram aquilo a ele sejam eliminadas. Alguém assim não tem jeito. Vivo vai continuar a matar, preso a gastar dinheiro do estado.

A origem da violência no Rio e no Brasil daria mais que um post, daria um estudo antropológico. E isso já foi feito. Quem assistiu Cidade de Deus entende o porque. Chega, não aguento mais.

O jornal separou algumas fotos do André. Eis alguns trabalhos dele.

Um comentário:

Anônimo disse...

salem, estamos todos chateados, não pude ir ao enterro, tenho que render o pessoal que foi agora de manhã .
me sinto mal em saber que da pra fazer tao pouco, essa porcaria toda vem la das raizes do brasil, da reforma agraria...
vcaquele cantinho da redação já rendeu varias historias estranhas de madrugada e vc sabe bem disse pois ficava na tua frente né??? fora q vc sempre percebe coisas que nos nao percebemos, sabe doq eu to falando! fora as outras coisas que aconteciam e que poucos ficavam sabendo,lembra daquela camera que sumiu e foi aparecer no corredor da saida??? pois é, agora que eu não vou mais la mesmo!!!

beijos, danika